Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
  • Currently 1.87/5

Rating: 1.9/5 (520 votos)




ONLINE
1





 


4 K , O QUE É ISSO ?
4 K , O QUE É ISSO ?

 

   

4 K O que é isso ?

Desde 1987 os Projetos Internacionais tem se espalhado por diversos países do mundo.

Na época a melhor maneira de ver o mundo e entender seus desafios foi a Janela 10 x 40. Porém muitas regiões importantes ficaram fora daquele enfoque, e agora queremos dar um passo além.

Hoje precisamos ver o mundo de uma maneira que nos permita olhar a necessidade do todo, mas ainda assim ver detalhes de cada desafio. Como na parábola das 100 ovelhas, 99 não é o suficiente. Deus quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao conhecimento da Verdade.

Então como dar 'visibilidade' a todos?

Olhar o mundo em mais de 4 mil 'pedacinhos' semelhantes é a proposta da visão 4 K. Semelhantes em termos de número de população e não em área geográfica. Cada pedacinho chamamos de Distrito Ômega, devem ter entre 3 e 9 milhões de habitantes (3 nos lugares com menos cristãos e 9 nos lugares com maior número de cristãos). Cada divisão é feita observando as divisões geo-políticas naturais daquela região.

"Esta visão é feita baseada não onde nós (Igreja) estamos, mas onde nós não estamos" - David Hamilton.

Novo parâmetro para ver o mundo e responder às necessidades dos povos

O que é o 4K?
Resumidamente, é uma nova matriz de classificação missionária em que, olhou-se para mundo de modo diferente e criativo, divindo-o em zonas específicas. Foram considerados vários índices de classificação estratégicos para se perceber quais são as áreas do planeta que, realmente, necessitam de obreiros e de investimentos sociais. Em Jocum, temos sido chamados por Deus para uma nova onda apostólica, em que é tempo para abrir novos caminhos, fazer coisas novas, não se limitando ao que somos, mas sim, sair e co-criar com Deus algo refrescante, algo novo. Isso deve acontecer em toda parte, completando Sua Grande Comissão, porque essa, não está apenas em nossos sonhos, ela é o sonho de Deus para a Terra. Nosso papel, como Seus filhos e servos, é nos apaixonarmos por Ele e nos tornarmos fomentadores desse sonho por toda parte. O 4K apresenta de forma detalhada, a situacao de todas as áreas do planeta destacando Zonas Ômega, ou seja, aquelas que ainda necessitam de um intenso investimento por parte da Igreja de Jesus na Terra. Então, essa é uma definição rápida do que é o 4K – uma estratégia global, por meio da qual Jocum e o Corpo de Cristo, podem avançar para o concluir da Grande Comissão.

Por que fazemos isso?

 

Por uma razão muito simples. Ao se olhar um mapa-mundi, vê-se que a pequena Ilha de Pitcairn tem uma população de …68, calculada em 2005! É a menor população dos 239 países do Planeta! A maior nação do mundo em termos populacionais é a China que, em 2005, chegou a 1.3 bilhões pessoas! Vejam quanta disparidade! Precisamos dividir a China em várias unidades menores… Já no caso de Pitcairn, não precisamos fazer isso!

Há dois conceitos simples que permeia todo esse projeto: 1) O mundo inteiro foi subdividido em unidades geopolíticas naturais, de tamanho populacional semelhante. O que significa isso? Isso nos revela que há 239 países no planeta, mas todos eles possuem áreas diferentes. Alguns países, como a China, Índia, Indonésia, são enormes. Tão grandes, que temos que dividí-los na chamada 1ª Ordem Principal de Divisão Civil.

Mas, alguns países não são muito grandes. Uttar Pradesh, um dos 37 estados da Índia, por exemplo, tem 171 milhões de pessoas. Se fosse por si só uma nação, seria a 5ª maior nação da Terra, mas é apenas um estado da nação indiana! Então, temos que dividir o mundo naquela que chamamos de 2ª Ordem Principal de Divisão Civil. Alguns países chamam as suas divisões administrativas de estados, outros de províncias, territórios, ublusks, wahids, e outras tantas designações. Se a segunda ordem ainda é muito grande para que possamos trabalhar com ela, voltamos a dividir numa 3ª ou até 4ª ordem. 2) os povos não-alcançados, nos quais, nós, da Igreja, não estamos. Devemos ir aonde não estamos e, onde não estamos é onde devemos focar nossa atenção. Essa é a chave para criarmos nossas subdivisões do 4K.
Subdivisões…

Dividimos o Globo em três níveis diferentes:


Mundo A - São partes do Mundo onde a maioria populacional é constituída por povos não-alcançados, existem poucas igreja e onde o Evangelho é pouco pregado. Essas áreas não devem ter mais que 3 milhões de habitantes.

Mundo B - São partes da Terra em que o Evangelho já um pouco mais difundido, existindo um maior número de igrejas, fato esse, que faz com que o Corpo de Cristo se faça mais presente. Essas áreas não devem ter mais que 6 milhões de habitantes.

Mundo C - São áreas onde o Evangelho já foi amplamente pregado. Existem muitas igrejas e já muitos trabalhos evangélicos. A maioria das pessoas já ouviu falar de Jesus Cristo. As áreas do Mundo C, não devem ter mais que 9 milhões de habitantes .

O porquê das Zonas ou Distritos Ômega
Quando dividimos a Terra dessa forma, chegamos ao número de cerca de 4.323 Zonas Ômegas. E é assim que vamos alcançar o sonho de Deus. Chamamos essas zonas de ômega, porque essa é a última letra do alfabeto grego e, para nós cristãos, pode significar o final, o fim. Não podemos completar o sonho de Deus até que tenhamos alcançado todas essas zonas. Mas também, chamamos de Zona Ômega porque o próprio Jesus disse que ela era o Alfa e o Ômega, o começo e o fim. Por isso, queremos representá-lo em todas esses lugares.



O Desafio proposto…
Quantos de nós podemos falar e orar por Samoa? Ou por Suriname? Mônaco? Ou pela Guiana? Você pode ter até certa dificuldade de localizar esses lugares no mapa, mas, pelo menos, tem uma idéia geral de onde eles estão. Todos esses lugares têm uma população menor que 3 milhões de habitantes. De fato, há mais de 100 países com população abaixo de 3 milhões de pessoas. Embora sejam muito pequenos, já ouvimos falar deles. Mas, por quê? Porque os nomes deles aparecem em mapas. No entanto, o que se sabe sobre Anqing? Guangzhou? Baoding? Chengdu? Shangraodiqu? Nanyang? Todas essas são províncias da China. Fazem parte do 2º nível dessa subdivisão 4K.

Na China, existem 187 divisões administrativas oficiais com uma população superior a 3 milhões de habitantes. É bom destacar que 103 dos 238 países do Planeta, são nações com uma população inferior à 3 milhões. Ou seja, bem menos que as 187 divisões administrativas chinesas.

Então, podemos perguntar: se não sabemos o nome e nem a localização dessas divisões, como vamos orar por elas? Se não pudermos orar, então como vamos montar estratégias para alcançá-las? E como iremos até elas? Como nos empenharemos nisso? Como veremos os sonhos de Deus se tornarem uma realidade nesses lugares? Por isso, precisamos repensar a forma como vemos o mundo, e passar a vê-lo como Deus o enxerga.

Porém, nem tudo se pode ver nos mapas…
Para nos ajudar a cumprir os sonhos de Deus, a estratégia 4K incorpora a cada Zona Ômega, 23 dados demográficos, os quais nos dão uma boa idéia da qualidade de vida de cada lugar. Por exemplo, quando olhamos no mapa Utara, Dakar e Bangladesh, podemos perguntar: quantas Bíblias são necessárias nestes lugares? Quem tem acesso a água potável e quem não tem? Quantos sabem ler e escrever? Qual a renda per capita? Quantos grupos de pessoas não-alcançadas estão por lá? Com esses dados em mão, podemos trabalhar de maneira mais efetiva em cada Zona Ômega, focados em algo que não existia antes.

Assim, caso você esteja em um tempo de intercessão, e Deus disser para você: “Ore por Bangladesh!” Então, você já pode, por meio da rede de dados 4K, acessar mais informações sobre o local-alvo de sua oração. Com a condução do Espírito Santo e com toda a pesquisa que as pessoas reuniram a respeito de cada Zona Ômega, podemos fazer uma grande diferença no Reino, vendo os sonhos do Senhor serem cumpridos em Utara e nas outras 4.323 Zonas em toda parte do Globo.

Por um outro olhar sobre a Terra…


Há outra implicação excitante na razão porque Deus nos deu o 4K. Ele está nos chamando para olhar o mundo de forma mais integral, pois, os sonhos do Pai não existem em fragmentos e nós, só podemos torná-los em realidade, se os cumprimos por inteiro. Dessa forma, estamos olhando o mundo de missões agora sob uma ótica 3-D, dividido-o em Zonas Ômega, contendo várias “esferas da sociedade” e “pontos de paixão”. Esses “pontos de paixão” são muito emocionantes, de fato, visto que, são vários aqueles que estão apaixonados para trabalharem com projetos de saneamento, alfabetização ou de saúde nas Zonas Ômega. Também existem muitos que querem trabalhar com as “esferas da sociedade”, ou seja, com mídia, arte, comunicação, esportes, entretenimento, o universo empresarial, entre outras.

Compromisso de Amor
Só podemos falar sobre esses tipos de estratégias, porque essa não é simplesmente uma tarefa a ser cumprida, é um compromisso de amor. Isso é importante para nós, pois, da mesma forma, é importante para o Senhor. Queremos nos envolver com isso, visto que, esse é o modo que podemos expressar o nosso amor por Ele. Além disso, é o modo que encontramos como Missão para, de peito cheio e coração aberto, poder dizer: “Eis me aqui, Senhor, quero estar disponível para Te ajudar e para fazer Seu sonho se tornar realidade.

Por Stacey Jillson

 
 
Leia mais: http://jocumchimoio.webnode.com/a4-k-o-que-e-isso-/ Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br